Artigos

Artigo: As 7 virtudes do samurai na prática do aikido

Um dos motivos que diferenciam o Aikido das demais artes marciais é o fato de manter as tradições de etiqueta da antiga cultura marcial. O Aikido enquanto Budô, e não luta esportiva, busca algo mais para os praticantes do que uma medalha ou troféu. Esta busca pela evolução dos aikidoístas é pautada pelo antigo código de conduta dos Samurais, também conhecido como Bushido.

... Continuar lendo.

Giri: A arte da gratidão

A pós-modernidade teve, como uma de suas características marcantes, na esfera comportamental, o estímulo à competitividade e ao individualismo. Os resultados não nos fizeram necessariamente uma sociedade mais feliz e realizada. Em contraposição, novos paradigmas nos convidam a uma revisão de valores e nos levam a perceber que estamos inseridos em uma teia de relações, onde cada ação pontual pode gerar impactos em uma escala maior, cujos limites não podemos precisar.

... Continuar lendo.

Aikido e o Espiritismo: Qual a relação?

Ueshiba concebeu o Aikido a partir da suas experiências com dezenas de artes marciais, mas principalmente baseando-se no estilo daito-ryu aiki-jujutsu, do qual um dos principais expoentes foi Sokaku Takeda, ao qual incorporou técnicas do kenjutsu (técnicas da espada) e do jojutsu (técnicas do bastão curto).

Um importante atributo do Aikido é seu apego ao desenvolvimento espiritual.

Na segunda metade da década de 1920, retornando à terra natal, Ueshiba conheceu e foi profundamente influenciado por Onisaburo Deguchi, líder espiritual da religião Oomoto (uma espécie de movimento neo-xintoísta) em Ayabe³.

... Continuar lendo.