Aikido

Aikido | Corpo. Espaço. Terra. Centro. Alerta. Gravidade. do Interior para o Exterior. Sentir. Equilíbrio. de Baixo para Cima. a não Resistência. Impulso.


Aikido: Os mestres



O'Sensei

Morihei Ueshiba - Criador da arte.

Começou seus estudos de artes marciais na juventude. Treinou primeiramente Sumo; em seguida, espada tradicional, uso de lança e Ju Jutsu, enquanto, ao mesmo tempo, se dedicava com voraz apetite à matemática, à física e aos estudos espirituais. Investindo anos em treinamento, sua proficiência e sua reputação como renomado mestre de artes marciais cresciam. Sua fama atraiu muitos desafiantes que vinham testar suas habilidades e refutar a lenda do grande guerreiro. Inevitavelmente ele venceria a todos, sendo que muitos deles chegaram a pedir para serem aceitos como alunos. Após um desses confrontos, onde facilmente se evadiu de repetidos golpes com uma espada de madeira, assim fazendo sem ferir seu desafiante, ele teve uma luminosa revelação: vencer como resultado da derrota de alguém não é uma verdadeira vitória. A partir desse ponto suas profundas crenças espirituais e sua extraordinária arte marcial tornaram-se uma coisa só.

O-Sensei viu o grande potencial do Aikido para criar uma cura global, e encorajava seus alunos a levarem esta arte para o mundo. “O propósito do Aikido”, ele dizia, “é construir um céu na terra organizando as pessoas num convívio de amizade e harmonia. Eu ensino esta arte para ajudar meus alunos a aprenderem como servir seus próximos.” O-Sensei faleceu em 26 de abril de 1969, sabendo que seu amado Aikido já estava sendo ensinado e praticado não apenas no Japão, mas em vários lugares do mundo.


Kawai sensei

Responsável pela introdução da
arte no brasil.

KAWAI SHIHAN
Introdutor do Aikido no Brasil

O professor Reishin Kawai nasceu na cidade de Yassugi na província de Shimane no Japão, no dia 28 de fevereiro de 1931. Seus pais chamavam-se Tomonobu Kawai e Matsuno Kawai. Aos 15 anos teve inflamação nos joelhos e se curou com a acupuntura e shiatsu. Sua cura o motivou a estudar processos alternativos de terapêutica, e além do mestre Saito Torataro que lhe curou. Diplomando-se me Medicina Oriental do prof. Mischimasa Nischiawa. Além dos estudos em Medicina Oriental, kawai Sensei também aprendeu técnica de Aikijiujitsu.

Em 1957 transfere sua residência para o Brasil, onde inicia a peregrinação pelo interior do Brasil, onde trabalhou com acupuntura, ministrou palestras e fez demonstrações. No ano de 1961 transfere-se para a Europa onde recebe treinamento intensivo de seu mestre, Aritomo Murashigue, 9o. Dan de Aikido. Dois anos depois recebe das mãos de Morihei Ueshiba (fundador do Aikido) o título de Shihan recebendo a tarefa de divulgar o Aikido na América do Sul. Nesse mesmo ano casa-se com Letícia Minako, com quem teve duas filhas, Cristina e Lilba Kawai, e abre na Avenida Senador Queiroz, em São Paulo, a primeira academia de Aikido no Brasil.

Em 1969 Kawai Sensei recebe seu 6o. Dan do grão mestre Morihei Ueshiba. Por 08 anos, desde 1976, ocupou o cargo de Vice-presidente da Federação Internacional de Aikido (FIA). Obteve o 7o. Dan em 1978, ocasião em que recebeu no Brasil Kisshomaru Ueshiba, filho do fundador do Aikido, que veio ministrar treinamentos no Brasil, Uruguai e Argentina.

Em 1990 Kawai Sensei custeou, com recursos próprios, a nova vinda de Kisshomaru Ueshiba ao Brasil. Em 1997 recebeu o 8o. Dan de faixa Preta, outorgado pelo Hombu Dojo, no Japão.

Nosso mestre desencarnou no dia 29 de janeiro de 2010. Sua filha Lilba, juntamente coom seu marido Sensei Matias Oliveira são os responsáveis pela administração de nossa Federação, bem como pelas aulas da Academia Central. Kawai sensei é considerado o “pai”do Aikido no Brasil. Com raras exceções, a grande maioria dos aikidoístas do Brasil tiveram aulas, senão com o próprio Kawai Sensei, ao menos com discípulos destes, herdando assim, de alguma forma o seu legado. Pela sua trajetória vemos a importância de honrarmos seu nome e termos gratidão (giri) pelo seu esforço e sacrifício pela divulgação do Aikido na América do Sul, resultando em um cenário de Dojos vinculados à União Sul Americana de Aikido em quase todos os estados brasileiros e em alguns países da América Latina.

Kawai Sensei não viveu do Aikido, mas sim dedicou sua vida com um amor incondicional pela arte a ponto de fazer da expansão do Aikido sua missão de vida. Esse objetivo ele alcançou.

Domo Arigatô Gozai Mashita
Estimado e Inesquecível

Kawai Shihan


Eduardo Corrêa Sensei

Responsável e idealizador
Kobukan Dojo

EDUARDO CORRÊA SENSEI
Responsável técnico Kobukan Dojo

Yondan (Faixa preta 4º Dan) de Aikido

Nidan (Faixa preta 2º Dan) de Iaido

Shodan (Faixa preta) de Jodo

Ikkyu (Faixa marrom) de Naginata

Shodan (Faixa preta) de Jiu-jitsu

Sensei Eduardo Corrêa começou a treinar em 1994, em Porto Alegre, com Sensei Pery Marzullo. No ano seguinte forma-se em Direito pela PUC de Porto Alegre/RS, porém, já estava decidido a ser profissional de Artes Marciais. Em outubro de 1996 muda-se para São Paulo para treinar na principal academia da América Latina, sob a supervisão do introdutor do AIKIDO no Brasil, Kawai Shihan. Na mesma época inicia seu treinamento em jiu-jitsu, com mestre Raul Vieira e Souza, da Academia Lótus Clube- SP.

Em 05 de dezembro de 1998 obtém seu Shodan em Aikido, retornando ao Rio Grande do Sul em fevereiro de 1999. No feriado de 07 de setembro de 1999 inaugura o primeiro dojo Kobukan na cidade de Torres/RS, na divisa com Santa Catarina. Nesse mesmo ano forma-se em Shiatsu com o mestre Yasui, além de fazer cursos de moxabustão e aurículo-acupuntura. Em 2001 obtém o Nidan de Kawai Shihan.

Em agosto de 2002 inicia seu trabalho em Santa Catarina na academia Gigante Taekwondo na cidade de Criciúma. Em 2004 obtém faixa preta de Jiu Jitsu das mãos de seu mestre nesta arte, Raul Vieira e Souza. No ano de 2005 inicia o Aikido na cidade de Tubarão (na Academia Estação Vital). Em 2006 faz cursos de Quiropraxia e Iridologia. Em 2007 conclui sua segunda faculdade, formando-se em Educação Física pela UNESC/ Criciúma. Em abril de 2008, por ter sido o introdutor do Aikido no Sul de Santa Catarina, forma os primeiros faixas pretas em Aikido desta região. Luciano Pereira e Gregori Lino, instrutor de Criciúma, foram graduado nesta ocasião. Também em 2008 Tubarão passa a ter dojo próprio. Também fez dois cursos de ginástica natural com o professor Alvaro Romano.

Em 2009 forma-se no pós graduação de acupuntura no CBES.

Em 2010 abre seu quarto dojo, na cidade de Laguna, onde fixou residência definitiva. Em dezembro graduou o instrutor Fabrício Benedet, responsável pelo Dojo de Tubarão. Em 2011 faz outro curso de quiropraxia.

Ao longo de sua trajetória teve a oportunidade de treinar, por meio de seminários ou eventos, com os seguintes Shihans:

Moriteru Ueshiba (Japão)
Shoji Seki (Japão)
Masatake Fujita (Japão)
Hironobu Yamada (Japão)
Masafumi Sakanashi (Argentina)
Reishin Kawai (Brasil)
do qual, Eduardo sensei, foi discípulo direto
Kaizen Ono (Brasil)
Donovan Waite (Estados Unidos)

2012 coroou a expansão do Aikido no sul catarinense com a instalação de seu quinto dojo, em Jaguaruna. Em 2013 seu aluno Junior Isidorio, policial civil, abriu o quinto Dojo Kobukan no estado de Santa Catarina na cidade de Imaruí. No início desse ano Sensei Eduardo recebeu seu primeiro Dan de Jiu-Jitsu de seu mestre Raul Vieira e Souza. Em outubro de 2013 o Dojo Central Kobukan é transferido da cidade de Jaguaruna para o município de Içara/SC, a partir de então tendo o faixa preta 2º Dan Robson Justino como responsável técnico pelos treinos.

Em 2014 Sensei Eduardo transfere seu domicílio do estado de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, iniciando, em março, as atividades nos municípios de Farroupilha/RS e Porto Alegre. No mês de abril é aprovado por unanimidade para o 4o. Dan de Aikido por banca composta por oito integrantes na Academia Central de Aikido. No dia 3 de agosto comemorou 15 anos de Kobukan, recebendo a Dojo cho, Lilba Kawai, filha de Kawai Shihan. Em agosto de 2014 gradua-se Ikkyu de Iaido na cidade de Suzano, integrante da Akipa Nambukan, de Porto Alegre/RS, do qual participa. Em outubro seu aluno Samuel Medeiros inaugura um novo Dojo Kobukan (sexta unidade de Santa Catarina) na cidade de Capivari de Baixo. Desde o início, desde 1999, a Kobukan formou mais de 30 faixas-pretas (20 em SC e 11 no RS), sendo destes, 1 sandan e 7 nidans. No estado do Rio Grande do Sul tem contribuído com assistência técnica ao Dojo da Paz, do Sensei Manoel Valim, na cidade de Ivoti, conduz grupo da Kobukan em Porto Alegre/RS. Atualmente, além das citadas artes marciais, Sensei Eduardo Corrêa, juntamente com sua esposa Angélica Corrêa, viajou ao Rio de Janeiro a fim de buscar a técnica da arte marcial do bastão Samurai – Jodo. Lá treinou na Associação de Jodo do Rio de Janeiro - Rio Jodokai, a fim de conduzirem grupo de estudos da técnica na Associação Akipa Nambukan - Porto Alegre/RS, do qual também integram Thiago Silveira.

Em 2015 graduou-se ikkyu de jodo no chile, no dia 11 de janeiro.

Em junho inicia seus estudos de shodo (caligrafia japonesa) com sensei Arima, da colônia japonesa de ivoti. Em julho começa os estudos de origami com a professora Akiko Kawashima. Em Agosto inicia os trabalhos na cidade de Gramado e no dia 29 gradua-se faixa preta em Iaido na cidade de São Paulo. Em setembro inicia os trabalhos na cidade de Nova Petrópolis.

Em outubro participou de curso de bonsai, na loja Bonsai Ideal em Novo Hamburgo.

Em novembro iniciou estudos da cerimônia do chá, na escola Urassenke.

Em dezembro formou mais cinco shodans e um sandan. Também neste mesmo mês, organizou o 1º festival de cultura japonesa de Nova Petrópolis.

Em Junho de 2016 inaugura 7º dojo no estado de Santa Catarina - SC, na cidade de Garopaba. Em Julho de 2016 organiza o 1º evento de cultura japonesa em Torres - RS (1º Torres Matsuri).

Em 27 de Agosto, aprova em 2º Dan de iaido, em São Paulo.

Em setembro de 2016 formou 4 nidan (2º Dan) e 2 shodan, e em outubro do mesmo ano mais 2 nidans.

Começou os estudos de nagnata na Associação Brasileira de Naginata com sensei Yasue Morita 4º Dan na cidade de São Paulo em Fevereiro de 2017.

Organizou 2º Festival de Cultura Japonesa de Nova Petrópolis em Dezembro 2016.

Formou mais um faixa preta (shodan) o aluno Rafael Leiria, que é o responsável técnico no dojo de Garopaba, em Junho de 2017.

Participou da organização do 1º Criciuma Matsuri em Agosto de 2017.

Organizou o 1º dia das crianças japonês no Instituto Federal de Santa Catarina em Garopaba em outubro de 2017.

11 de novembro da aula em evento em homenagem a Kawai Sensei em Curitiba onde forma um sandan e 2 faixas pretas.

18 de novembro gradua faixa preta de jodo em Toronto no Canada

25 de novembro gradua 3 kyu em naginata

26 de novembro recebeu a licenca ,kyojo, da escola de cerimonia do cha Urasenke, no evento Sotanki

16 de dezembro organiza o 3 festival de cultura japonesa de Nova Petropolis

25 de fevereiro de 2018 gradua 2 kyu em naginata

No mês de março comeca a lecionar naginata em grupo de estudos na Kobukan Porto Alegre.

Ainda em março de 2018, começa os estudos de língua japonesa na escola Moderu Kou de Porto Alegre.

17 de marco forma 2 nidans e um faixa preta de Aikido

Em Abril de 2018 seu aluno José Camargo inicia o Aikido Kobukan na Cidade de Bento Gonçalves.

21 de maio ministra treino no yudanshakai da academia central junto com outros 3 senseis

09 de junho participa de oficina de shodo com o grande mestre Kazuaki Takahashi Sensei em templo Zen na cidade de Viamao

06 de julho organiza o 1 festival de cultura japonesa de Garopaba no Instituto Federal de Educacao

19 de agosto apresenta cerimonia do cha no 7 festival do Japao na cidade de Porto Alegre

nos dias 1 e 2 de setembro participa do seminario internacional de naginata na cidade de SP com as melhores mestras do mundo , onde gradua Ikkyu

16 de setembro inicia os treinamentos de Shakuhachi (flauta zen japonesa) com o mestre Henrique Sulzbacher.

Em novembro de 2018 recebe a visita de seu sensei Toni Rodrigues, 6º Dan da Aikikai, onde a kobukan forma mais 6 shodans e 1 nidan.

Em dezembro de 2018 organiza o 4º Festival de Cultura Japonesa de Nova Petropolis com as presenaças do embaixador do Japão no Brasil, senhor Akira Yamada e do Cônsul de Porto Alegere, senhor Takashi Kondo.

Em janeiro de 2019 a Kobukan inicia o Aikido na cidade de São Francisco de Paula/RS, em parceria com o Instituto Arca Verde.

Em março de 2019 começa os estudos de Shakuhachi com o sensei Akio Yamaoka de SP.

Em 15 de junho organiza o primeiro Festival de Cultura Japonesa de Tubraão/SC.

Também em junho, no dia 23, participa do Mini Festival de Cultura Japonesa do Snowland (parque de neve artificial), apresentando Cerimônia do Chá e 4 artes marciais.

Em julho participa do Festival Sakura Matsuri na cidade de São Roque/SP onde apresenta Aikido, Cerimônia do Chá e participa de oficina de Shodo com o mestre Elcio Yokoyama.

Em agosto de 2019 inicia os estudos de Shodo na Escola Moderu Kou de Brasília e de Língua Japonesa na UnB.

Em seteembro participa do Seminário de Instrutores do SHIHAN Shoji Seki, 8º Dan da Aikikai, na Academia Central de Aikido/SP.

Em outubro inicia grupo de estudos de Naginata em Brasília.

Em novembro recebe seu segundo Kyojo da escola de Cerimônia do Chá Urasenke.

Em dezembro de 2019, a Kobukan formou mais 6 shodans, 3 em SC e 3 no RS.

Em dezembro participa da organização do 5º Festival de Cultura Japonesa de Nova Petrópolis (NIWA MATSURI) onde apresenta artes maricias e Cerimônia do Chá.

Em janiero de 2020 apresenta a Cerimônia do Chá no evento Hatsudate (a primeira Cerimônia do ano) da escola Urasenke em SP, realizado no Mosteiro de São Bento.

Inicia grupo de estudos de Aikido na cidade de Vacaria/RS com o aikidoista Rafael Branco como instrutor.