Aikido

Aikido | Corpo. Espaço. Terra. Centro. Alerta. Gravidade. Interior Exterior. Sentir. Equilíbrio.


Sobre: Aikido

Caminho marcial japonês criado pelo grão-mestre Morihei Ueshiba (1883/1969). Caracteriza-se por ser um Budô, ou seja, uma arte marcial dotada de filosofia verdadeira e caminho espiritual: o Aikido não possui competições pois o objetivo não é lutar contra o parceiro mas permitir o desenvolvimento espiritual por meio do exercício das técnicas.

Essa Arte marcial é baseada em esquivas, arremessos, torções nas articulações e imobilizações dos agressores. É derivado do Daitoryu Aikijiujitsu, arte marcial samurai praticada pelo clã Aizu. Durante séculos ficou restrita a apenas uma família (Takeda) e apenas em 1900 começou a ser ensinada aos militares, a nobreza ou graduados de outros budôs.

É conhecido como a “arte marcial da paz” pois não possui técnicas de ataque, mas apenas de defesa pessoal. Utiliza a espada e o bastão, armas tradicionais dos samurais, como um complemento e aperfeiçoamento das demais técnicas. Pode ser praticado por ambos os sexos, dos 6 aos 80 anos, pois utiliza a força do adversário em detrimento da força bruta.


Aikido: Benefícios



O Aikido é um processo educacional para o desenvolvimento do corpo, da mente e do espírito. Na saúde corporal como em toda atividade física, a arte traz melhorias para o sistema circulatório pois a compressão das artérias e veias ajudam o bombeamento do sangue ao coração.

Os exercícios cheios de vigor, ajudam a manter um bom tônus muscular em pernas e braços. Faz bem ao sangue pois a melhora na circulação elimina radicais livres, toxinas e impurezas. Há uma melhora na postura do praticante em virtude do fortalecimento dos músculos esqueléticos, o que previne futuros problemas na coluna vertebral.

Para a terceira idade as articulações devem ser trabalhadas, do contrário perdem a mobilidade, ficam atrofiadas e curvas. O “desempenho de elite” dos praticantes mais antigos promove um retardo na magnitude do declínio muscular e das articulações. Além disso, ativa positivamente na prevenção de quedas naturais da velhice. O Aikido reduz o decréscimo da estabilidade da terceira idade, pois a força muscular adequada, particularmente nas extremidades inferiores, restaura a estabilização que pode ser perdida. Há também uma melhora no tempo de reação aos acidentes.

Para a crianças, além da parte relacionada à saúde com o incentivo da prática de atividades físicas desde cedo, é na parte psicológica que o Aikido traz inúmeros benefícios. Por não possuir competições, o Aikido incentiva a cooperação e a sociabilização dos pequenos. Uns torcem pelos outros passarem nos exames de faixa e se ajudam mutuamente. De forma contrária aos esportes competitivos, no Aikido todos são vencedores e se sentem estimulados com os progressos, estimulando o desenvolvimento da auto-estima e da auto-confiança. Além disso, uma criança pouco estimulada transforma-se em um adulto com dificuldades de coordenação motora: o Aikido potencializa as habilidades motoras que se desenvolvem a partir dos 5 anos.

Já para as mulheres, o fato de o Aikido não utilizar a força física a coloca em igualdade de condições que os homens. Com a violência atingindo níveis alarmantes, o Aikido é uma excelente arte de defesa pessoal, preparando as mulheres para a “realidade das ruas”. As quedas realizadas nas aulas ajudam as mulheres a superarem eventuais medos ou traumas, visto que na infância as meninas são menos estimuladas que os meninos para as atividades físicas que envolvem quedas e rolamentos. O Aikido além de aumentar a disposição física feminina, ainda contribui psicologicamente para a mulher, pois ajuda a suportar a rotina desgastante do cotidiano frente aos inúmeros papéis que assume (mulher, mãe, esposa, trabalhadora, estudantes,...) Ao interessar-se pelo Budô a mulher encontra o sentido da harmonia no convívio familiar.

O aikido também propicia inúmeros benefícios à Saúde Mental. Desde criança o ser humano disputa várias competições durante a vida. Competimos por brinquedos, nos esportes, no vestibular, por empregos e para ganhar dinheiro. A sociedade de consumo gera ansiedade, inseguranças, estresses e até neuroses, que muitas vezes resultam em comportamentos mentais rígidos e solitários. Quando as pressões externas se tornam excessivas podem gerar frustrações e culminar com distorções da personalidade e de valores, muitas vezes arruinando os relacionamentos humanos. Assim o Aikido, por sua filosofia e métodos, é uma arte muito útil para as pessoas que estão na liderança com o trabalho conjunto. São fortalecidos sentimentos de estima e respeito aos colegas, e principalmente aos mais graduados que ajudam e serem de modelo a quem está ingressando no mundo do Budô. Os alunos disciplinam-se e tomam consciência da necessidade de não se machucar e nem machucar os outros. Os impulsos agressivos que levam as pessoas a procurar uma luta são controlados e direcionados a uma atividade construtiva. Os exames de faixa treinam a capacidade psicológica do aluno para lidar melhor com situações em que esteja sendo avaliado ou pressionado. O aumento do auto controle torna as pessoas mais flexíveis à idéias contrárias, transformando as críticas em ações positivas.